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    Conheça sua carretilha
   
TIPOS DE CARRETILHAS
 
Vamos mostrar um pouco nesta matéria sobre as carretilhas. O grande problema de todos que iniciam com este equipamento  é o pouco conhecimento do produto e muitos não usam nem 20% de tudo o que uma carretilha pode oferecer.
Verdadeiras máquinas de pesca, as carretilhas modernas têm alta precisão, força e design super-arrojado, com materiais e modelos variados.
As primeiras carretilhas da história foram ilustradas na China no ano de 1.195. Na Inglaterra elas surgiram por volta de 1.650.
Veja abaixo os dois tipos de carretilhas, sendo os de perfil alto e baixo.
 
Carretilha Perfil Alto (Redondo)
 
 
Perfil Redondo, carretel profundo e manivela reforçada, com braço alongado e manete grande: características típicas de uma carretilha para pesca médio-pesada ou pesada.
As carretilhas de maior porte são dotadas de alarme. O dispositivo sonoro alerta sobre a presença de peixe na linha.
 
Carretilha Perfil Baixo (Anatômico)
 
Este tipo de carretilha acomoda-se confortavelmente na palma da mão, e é a mais indicada para a pesca de precisão com iscas artificiais em canais, rios e represas.
 
 

Cuidados necessários para um bom arremesso com carretilhas:
1-Saber utilizar todos os pontos da carretilha, onde se faz as diversas regulagens para o arremesso e a regulagem da fricção que é o conjunto que protege o seu equipamento contra ruptura da linha.
2-Saber arremessar de forma correta utilizando todo o potencial do seu equipamento.
3-Controle da distância de arremesso com auxílio do dedo polegar.
4-Ajuda ao freio também com o dedo polegar.
5-Acesso rápido ao freio mecânico (estrela) durante o recolhimento.
6-Força de recolhimento - bobina móvel com enrolamento direto e contínuo, sem torcer a linha.
7-Utilizar varas com “gatilhos” e passadores estreitos.
 
Freio Mecânico
 
 
 
Este item é responsável pela regulagem no início do arremesso. Ela é feita através da porca calota, que mecanicamente aperta a ponta do eixo do carretel deixando o seu giro mais solto ou travado, regulando o peso da isca.
Para o pescador com pouca experiência no uso de carretilhas, a regulagem é feita da seguinte forma:
-Montado o equipamento (vara, carretilha, linha e isca), deixe a vara na horizontal, na altura dos ombros, feche totalmente o freio mecânico e destrave o carretel. A isca deve ficar perto da ponteira da vara, pois o freio está fechado. Solte vagarosamente o freio mecânico até que o carretel gire e a isca desça suavemente até o chão/água. Para uma regulagem perfeita, quando a isca tocar o chão/água, o carretel deve parar de girar.
Desta forma o arremesso vai ser mais curto, porém com menor possibilidade de fazer cabeleiras. Com muito treino e adaptação ao equipamento, pode-se soltar o freio mecânico deixando o carretel totalmente solto, possibilitando um arremesso bem mais longo. Nesse caso o controle do freio é feito com o dedo polegar sobre o carretel.
Dica: apertar o botão de ajuste fino de modo que a liberação da linha fique no limite do peso da isca, para a linha sair não basta abrir a carretilha, é preciso movimentar a vara suavemente, com pequenos toques.
 
 
 
Freio Magnético
 
 
 
O freio magnético tem um conjunto de magnetos (ímãs) que atuam no carretel. Os imãs são fixos na tampa lateral da carretilha. Um botão lateral posicionado do lado oposto da manivela de recolhimento e numerado de 0 a 10, regula o freio.
 
Quanto mais próximos do 10, mais imãs atuam no carretel e mais preso fica. E quanto mais próximo de 0 (zero), mais livre ficará o carretel.
Para os iniciantes esse ajuste pode ser um pouco mais apertado em relação ao peso da isca , vai soltando aos poucos de acordo com pratica
 
 
 
 
 
Para regular, posicione o freio magnético na posição 10(mais presa) e inicie os arremessos abrindo um ponto de cada vez até encontrar o ponto ideal para arremessar bem e sem cabeleiras.
Não use força ,as maiores distancias são atingidas conforme a liberação do ajuste mecânico do carretel e do freio magnético ou centrifugo ,a técnica so vem com a pratica
 
Este freio é muito útil para arremessar contra o vento.
 
 
Freio Centrífugo 
 
Os freios centrífugos funcionam da mesma forma que os magnéticos, porém, tem mais precisão e são de mais difícil acesso, pois ficam no interior da carretilha.
 
 
Esse sistema de freio é acionado durante o arremesso, evitando que o carretel gire mais do que a saída de linha, evitando a cabeleira.
São eixos radiais presos ao conjunto do carretel. Nestes eixos são colocados pesos (buchas). No arremesso, com o alto giro do carretel, estes pesos são jogados contra uma calota (aro) e por atrito vai freando o carretel controlando a saída da linha.
 
Em uma carretilha com 4 buchas você pode deixar, por exemplo, 3 buchas fechadas e uma aberta, ou deixar totalmente aberta para um arremesso mais solto ou fechá-la por completo fazendo todo o trabalho dos freios no arremesso. Essa regulagem depende do conhecimento e da facilidade de arremesso e cada um. Aconselho a começar com os freios fechados e depois com o tempo vá abrindo um a um.
 
Mostraremos abaixo 2 exemplos de carretilhas com 2 e 4 Buchas
 
 
 
 
É um dispositivo de regulagem da compressão do carretel que permite liberar a linha com a pressão desejada. Com a linha muito solta o peixe tem facilidade de levar muita linha e enroscá-la; e com a linha muito presa, pode-se rompê-la logo nas primeiras corridas do peixe.
Essa regulagem vai variar de acordo com a linha ou com o tipo de pescaria. O ideal é regular a fricção em ¼ da capacidade da linha, ou seja, em uma linha com resistência para 20 kg, regula-se a fricção em 5 kg.
Regulagem: Com a ajuda de seu parceiro, engate o anzol/garateia em uma balança pequena e comece a puxar a vara lentamente. O ponto em que a linha deve começar a ser liberada da carretilha deve estar próximo a ¼ da resistência da linha, nesse caso, na balança deve marcar 5 kg.
Se a linha for liberada antes de 5 kg, a fricção está muito aberta. Se ultrapassar o peso, a fricção está muito fechada.
Ex.
Resistência da linha = 20 kg
Regulagem da fricção = ¼ = 5 kg
 
 
 
 
Se preferir baixe o arquivo no formato Word: http://www.aprendendopescar.com.br/carretilha.doc